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Site responsivo: sua importância no mercado competitivo

Atualizado: 13 de jan. de 2023



O que é um site responsivo?


Você já entrou em um site pelo celular e teve que dar zoom para ler o que estava escrito? Isso significa que o site teve um total de capacidade de resposta zero!

Se você acha normal ter que ajustar sites com a ponta dos dedos na tela do celular ou tablet, saiba que isso não só é inapropriado, como também não favorece a experiência do usuário com sua marca.


Dito isso, o que é capacidade de resposta?


Um site responsivo é aquele que se adapta automaticamente ao tamanho da tela em que está sendo exibido (desktop, celular, tablet, etc.).


Mas isso é tudo? Um site que se encaixa nas telas? É isso, mas não é só isso. Esse pequeno detalhe pode fazer uma grande diferença na sua estratégia de vendas.


Comecemos pelo fato de que os avanços tecnológicos das últimas décadas já tomaram uma proporção tão grande em todo o mundo, que é quase impossível imaginar que uma pessoa não acesse a Internet o tempo todo por meio de um dispositivo móvel, não é isto?

Levando em consideração que cada pessoa acessa a Internet de uma forma diferente, é importante que os sites sejam ajustáveis ​​de acordo com o tamanho da tela e não com o modelo do dispositivo que acessa aquele conteúdo. Você concorda? É por isso que criar um site responsivo é tão importante.


Se você ainda tem dúvidas sobre por que ter um site responsivo é tão importante na sua estratégia competitiva, aqui vão alguns fatos que você deve refletir:


1. O celular é um dos meios de comunicação mais utilizados atualmente


Você sabia que as pessoas gastam cerca de ⅓ das horas em que estão acordadas usando dispositivos móveis? Isso dá uma média de 4 horas por dia. Quando olhamos os números do Brasil, esse número chega a 5 horas/dia. Este número é especialmente para dispositivos móveis.


Você pode imaginar que mais da metade dos seus potenciais clientes podem estar acessando seu site a partir de um dispositivo móvel e não estão convertendo em vendas porque tiveram uma experiência negativa?


Pois bem, essa reflexão é de total importância, principalmente quando levamos em consideração os dados que de mostram o Brasil como líder no acesso à Internet por meio de dispositivos móveis na América Latina.


Se você não quer perder vendas por não usar seu site de forma inteligente e estratégica, chegou a hora de repensar seu site!


2. Sites responsivos são mais rápidos


Sites projetados para serem responsivos, via de regra, são mais rápidos, pois devem funcionar bem na Internet móvel. Isso torna o site mais leve e consequentemente mais rápido.


Essa velocidade de carregamento da página é um dos fatores de ranqueamento do Google, pois sites que demoram muito para carregar fazem com que os usuários tendenciem a fechar a janela e procurar outras opções/soluções para o que buscam.


3. Mais facilidade para compartilhar conteúdo nas redes sociais


Com o acesso às redes sociais cada vez maior, para qualquer empresa que visa fortalecer o branding, bem como investir em inbound marketing, é fundamental ter as redes sociais como parte da estratégia.


E claro, não é segredo que o acesso às redes sociais também é feito majoritariamente pelo celular. De um clique no seu site a um compartilhamento em qualquer rede social, são apenas 3 cliques: copiar, colar e compartilhar. Fácil, não é?


Se esse compartilhamento for feito por um influenciador digital com grande número de seguidores, esse compartilhamento pode gerar resultados ainda mais significativos. Você não vai querer perder esse tipo de oportunidade por ter um site lento e que não oferece uma boa experiência para o seu usuário, não é mesmo?


5. Sites responsivos oferecem uma melhor experiência do usuário


Para que um lead se converta em cliente, é necessário que ele tenha uma boa experiência com sua empresa. Seja nas redes sociais, espaços físicos ou num site. Cada ponto de contato da jornada desse consumidor é importante.


Com um site isso não é diferente. Sites otimizados e responsivos tendem a oferecer uma melhor experiência ao usuário (em qualquer canal de acesso) e consequentemente tendem a converter mais.


Um site bem otimizado e bem estruturado é capaz de orientar esse lead desde o momento em que ele está apenas considerando uma compra, até o momento da compra efetiva. Tudo isso é feito por meio de estudos relacionados ao mapa de calor, textos que conectam melhor e elementos previamente testados que fazem a diferença na tomada de decisão.

Um segredo: só o fato do site responsivo carregar mais rápido e de seu cliente não precisar ajustar a tela por conta própria, já ajuda muito a experiência do consumidor.


6. Melhor usabilidade = Aumento nas vendas


Você já entrou em uma loja, por exemplo, porque foi atraído pela vitrine ou pelo tipo de produto que a loja vendia? Você já passou pela situação de entrar nessa loja e se deparar com um ambiente feio, nada agradável aos olhos, talvez até bagunçado e por isso, mesmo querendo um produto, desistiu de comprá-lo?

Portanto, esta é uma experiência do consumidor. Como temos reforçado em cada parágrafo deste post, seu site é a extensão do seu negócio, funciona como um cartão de visitas repleto de informações.


Quanto mais agradável, responsivo e bem estruturado for o seu site, mais tempo (ou menos tempo com maior assertividade) o consumidor tende a gastar navegando nele e, consequentemente, maior a chance de compra.


Bom, agora com tantos motivos apresentados, esperamos que você tenha entendido de uma vez por todas como é importante pensar na responsividade do seu site!












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