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Aplicando Data Science na estratégia de marketing: razões para usá-la!

Atualizado: 18 de jan. de 2023

Em uma área tão voltada para resultados quanto o marketing, tomar decisões baseadas em suposições certamente não é a melhor forma de proceder ao planejamento estratégico, descubra abaixo como o Data Science pode ajudar na otimização da sua estratégia.



Com a revolução digital em pleno andamento, as novas tecnologias têm se mostrado cada vez mais pontuais e eficientes, principalmente nas áreas de inteligência de negócios e Data Science, que buscam, justamente, utilizar uma metodologia de geração, coleta e análise de dados para fornecer a uma empresa informações substanciais que podem realmente fazer a diferença na execução de um projeto.


Mas antes de nos aprofundarmos na importância dessas áreas, principalmente da segunda, vamos fazer uma breve diferenciação entre elas.


Business Intelligence e Data Science: Qual é a diferença?


Na teoria, as duas áreas são muito parecidas, trazendo muitos conceitos alinhados e cujo principal objetivo é fornecer insights obtidos por meio de dados brutos e entregá-los a líderes, gestores e tomadores de decisão, para que possam obter melhores resultados em suas operações e posições.

A sutil diferença entre os dois campos, porém, se deve à forma como os dados são utilizados, no o Business Intelligence faz uso de ferramentas que interpretam dados passados ​​e atuais para prever episódios futuros, dentro de uma perspectiva de curto a médio prazo, enquanto Data Science é uma metodologia de processos multidisciplinares, que aplica modelos matemáticos e/ou estatísticos para definir previsões sobre resultados futuros em uma perspectiva de longo prazo.

Como toda ciência, Data Science formula hipóteses e faz testes a fim de buscar evidências que comprovem - ou não - essas formulações, além de trazer para um negócio novas formas de enxergar detalhes e cenários que se relacionam diretamente com todos os seus stakeholders, apresentando uma visão ainda maior nível de consistência e poder para revolucionar as operações.

Se você consegue visualizar o Data Science como um forte aliado na sua estratégia de marketing, ótimo, porque realmente pode ser. Mas se esse assunto ainda não está muito claro para você, confira alguns dos motivos para começar a apostar nessa ferramenta!


As razões para usar Data Science no marketing


A relação entre os dois já está dando o que falar, mas não se preocupe se você ainda não a entendeu totalmente. Isso porque, segundo pesquisa de 2018 da “Harvard Business Review”, “80% dos líderes empresariais mundiais acreditam que a revolução digital é uma grande oportunidade de mudança, mas dizem não ter um plano viável para concluir essa etapa da jornada".


Portanto, é natural que dentro do cenário de marketing no Brasil as duas áreas ainda não estejam alinhadas.


Para mudar esse quadro e agregar um pouco mais ao seu entendimento, conheça agora alguns dos motivos para unir Data Science ao marketing:


1. Melhor aquisição de clientes

Com o Data Science, é possível entender melhor como direcionar esforços para as estratégias de marketing graças à construção de algoritmos inteligentes que fornecem conteúdos essenciais e direcionam a melhor ação.


Assim, com os melhores recursos e informações, a captação de clientes fica muito mais otimizada, focando na identificação e conversão de leads qualificados para compra dentro do funil de vendas.


2. Agilidade no acompanhamento dos resultados

Com o Data Science é possível ganhar agilidade no monitoramento de dashboards, com resultados em tempo real, otimizando a velocidade no tempo das informações e sua transparência, além de decisões mais assertivas e precisas.


3. Melhor direcionamento das ações

Não ter fontes de dados ágeis e confiáveis ​​é, basicamente, navegar sem bússola. Sem as suposições corretas, as decisões se tornam mais lentas e imprecisas.


Sem painéis de resultados, a obtenção de informação fica dependente de um maior número de pessoas para chegar ao seu destino.


4. Maior retenção de clientes

Independentemente do seu negócio, ter informações oportunas sobre seus clientes e ter a capacidade de convertê-los em ações específicas pode ser um ponto de virada para o seu negócio quando se trata de manter esses clientes satisfeitos, promovendo sua retenção e lealdade.


5. Melhoria de Processos

Os profissionais que trabalham com Data Science, os cientistas de dados, devem ter um conhecimento holístico sobre o negócio da empresa e os cenários que a cercam. Dessa forma, ao realizar testes por meio de modelos matemáticos, eles podem identificar oportunidades e questionar métodos e processos então utilizados, visando sua otimização.


Agora você já pode perceber que usar Data Science como parte de uma estratégia de Marketing Digital se mostra uma opção valiosa para a obtenção de melhores resultados, não é mesmo?


Seja para entender melhor uma jornada de compra, seja para obter melhores insights sobre a experiência do usuário, essa metodologia promete entregar melhorias dentro dos processos de uma empresa de forma permanente.


Se você tem interesse em contar com essa tecnologia no seu negócio, que tal marcar uma conversa sobre isso? Click no botão abaixo para falar com nossos especialistas e descobrir como a Maddah pode te ajudar!



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